quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tirinha - Mudança de Hábitos




Integrantes do Grupo:Ana Claudia da Silva Ribeiro

Maria Francineide Melo

Inajara Alves de Oliveira

Dilma dos Santos

Cádina Neves









































terça-feira, 24 de novembro de 2009

Resenha do projeto aprender com Gêneros - Enfermagem - Grupo Obesidade Mórbida

Esta resenha apresenta dados de pesquisa em sites científicos e específicos na área da saúde com referência a patologia obesidade Mórbida .
Focamos o inicio e o processo da obesidade na antiguidade e como ela se apresenta nos dias atuais ,como se apresenta e quais os tratamentos estão sendo usados hoje para combater esta doença .
Para produção desta resenha selecionamos textos dos seguintes sites :

· http://www.jvanguarda.com.br/2007/01/26/historia-da-obesidade/
· http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003
· http://www.francoerizzi.com.br/



O Jornal Vanguarda, em seu texto sobre a História da obesidade, aponta que a demora na identificação da obesidade como doença se deu por motivos culturais e diz que na Grécia antiga a obesidade era vista como símbolo de beleza e fertilidade, no Período Neolítico (aproximadamente 10.000 anos a.C.), as “deusas” eram admiradas e cultuadas por seus quadris, coxas e seios volumosos (http://www.jvanguarda.com.br/2007/01/26/historia-da-obesidade/)




Mona Lisa
Leonardo da Vinci, 1503-1507







A obesidade é uma enfermidade que pode ser definida como o aumento do peso corporal acima de seu valor considerado normal, devido a um aumento da gordura corporal. A existência da obesidade é definida pelo IMC (Índice de massa corporal): IMC (Kg/m²)=Peso/Altura².
A pessoa que está com seu IMC acima ou igual a 30 Kg/m², é portador da obesidade, IMC acima de 40 Kg/m² está na classe dita Obesidade Mórbida.
Mas quais seriam as causas da obesidade?
Segundo o site Scielo, hábitos da cultura humana moderna, tais como alimentação inadequada e sedentarismo, atingem também países em desenvolvimento como o Brasil, onde a denominada transição nos padrões nutricionais (ocidentalização destes padrões), com decorrente redução da desnutrição e aumento da obesidade, considerada uma epidemia mundial, já podem ser identificados. Isso se torna um problema de saúde pública, uma vez que a obesidade é um dos principais fatores de risco para inúmeras doenças prevalentes na sociedade moderna, incluindo dislipidemia e diabetes mellitus .

De acordo com alguns autores, as causas do aumento significativo da obesidade nos últimos 20 anos são predominantemente ambientais, com componente genético contribuindo de maneira reduzida. Deste modo, a vida sedentária e o aumento da ingestão de gordura na alimentação têm grande importância no crescente número de casos de obesidade no mundo. Diversos modelos experimentais de obesidade têm sido desenvolvidos com o intuito de permitir o estudo desta doença de maneira mais completa. Atualmente, existem vários modelos de obesidade animal e, embora nenhum possa ser considerado exatamente igual aos modelos de obesidade humana, todos têm grande valor no estudo das causas e conseqüências da obesidade.(http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003).
Hoje existem vários tipos de tratamento, que vai desde a reeducação alimentar até as cirurgias de redução de estômago, que são mais agressivas.
Sobre os tratamentos e Cirúrgias o site médico do Dr. Roberto Rizzi e Wanderley Barbosa Franco falam dos tipos de tratamentos que são: dietas, medicamentos, psicoterapias, SPAS, associação de metodologias.

Entretanto, a maioria dos obesos mórbidos não atinge sucesso através da utilização destes recursos, o que torna a Cirurgia Bariátrica o método indicado para tratamento da obesidade severa ou mórbida.
Cirurgia Bariátrica
- Conceitos
O tratamento da obesidade é clinico. Baseia-se na reeducação global (nutricional,física e psicológica). Essa reeducação tríplice precisa ser mantida por toda a vida. O uso de medicamentos tem apenas valor coadjuvante pequeno e deve ser prescrito apenas por especialistas devido ao grande número de efeitos colaterais.

Os obesos mórbidos eram pessoas que não tinham tratamento e continuavam a engordar indefinidamante até falecerem em decorrência das comorbidades. Nesse panorama surgiu em 1952 nos EUA uma proposta de tratamento cirúrgico e assim nasceu uma especialidade médica denominada Cirurgia Bariátrica.

Existem vários tipos de cirurgia que diferem conforme o seu mecanismo de ação:
• Dificultar a entrada de alimento no corpo
• Diminuir a fome em nível cerebral e causar saciedade gástrica
• Dificultar a absorção de gorduras e carboidratos (Dissabsorção)

Cirurgia Bariátrica
- Tipos
Atualmente existem 3 técnicas cirúrgicas “mundialmente reconhecidas”, são ela:

Bypass Gástrico
É baseada na. “Exclusão Duodenal “. Como foi explicado o paciente não sente fome e por isso emagrece.
Banda Gástrica Ajustável
Essa técnica instala uma cinta inflável ajustável ao redor do estomago. Essa cinta promove um estreitamento no estomago transformando-o numa ampulheta.
Dissabsortivas
Ambas visam fazer a comida passar por apenas 30% do tubo digestivo.
A idéia geral é dificultar a absorção de gorduras e carboidratos sem prejudicar a absorção de proteínas. O paciente pode comer quanto quiser, não existe restrição. (http://www.francoerizzi.com.br/, ©Copyright 2008 Franco e Rizzi All Rights Reserved)

Os estudos apresentados nesta resenha têm como base trazer informações a respeito da Obesidade suas consequências e formas de tratamento. Nossa opinião, depois dessa experiência é a de que os governos deveriam investir mais e Políticas de reeducação alimentar, e que essas políticas focassem seu ensino diretamente as crianças de uma forma geral, pois percebemos que igualmente as campanhas de vacinação, que previnem e erradicam a obesidade, deveria ter o mesmo tratamento, o mesmo cuidado, pois essa patologia mata tanto quanto outras doenças epidêmicas.



Bibliografia:
Disponível em:
· http://www.jvanguarda.com.br/2007/01/26/historia-da-obesidade/
· http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200003
· http://www.francoerizzi.com.br/

Acessados em 29/08/2009 às 15hs e 16/11/2009 às 22hs.

CHARGE